Onda de calor chega a Santa Catarina, com temperaturas que atingem os 40ºC

  • Foto: Portal Meteored / Reprodução -

Fenômeno originado na Argentina eleva temperaturas e alerta Defesa Civil

Uma onda de calor originada na Argentina promete elevar as temperaturas de Santa Catarina, chegando perto dos 40ºC na próxima semana, conforme alerta da Defesa Civil. O calor intenso, impulsionado por um sistema de alta pressão que inibe a formação de nuvens, atinge 20 das 24 províncias argentinas, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

O ápice do calor é esperado para este domingo (4), e moradores de Itapiranga, no Extremo Oeste, sentiram os efeitos, com a cidade registrando 36ºC na sexta-feira (2). A previsão da Epagri/Ciram aponta para uma máxima de 40ºC na terça-feira (6). O alerta é que outras regiões catarinenses, como Litoral Norte e Alto Vale do Itajaí, também sejam afetadas pela onda de calor.

A influência do fenômeno El Niño, embora tenha perdido força, ainda se faz presente em Santa Catarina. Isso significa que novas ondas de calor podem impactar o estado ao longo do verão. A previsão indica que, nos meses de fevereiro, março e abril, as chuvas devem permanecer próximas da média, enquanto as temperaturas continuarão elevadas em comparação aos valores normais para o período. O Grande Oeste, por exemplo, ainda pode enfrentar eventos climáticos com chuvas intensas, mantendo as precipitações levemente acima da média. As altas temperaturas persistirão, caracterizando um verão marcado pelo calor intenso em Santa Catarina.

Pet Folia 2024 elege realeza do Carnaval Anterior

Pet Folia 2024 elege realeza do Carnaval

Desfile das Escolas de Samba encanta público joinvilense com festa de cores, ritmos e tradição Próximo

Desfile das Escolas de Samba encanta público joinvilense com festa de cores, ritmos e tradição

Deixe seu comentário